pop art

A influência Pop Art e Op Art na Moda

COMPARTILHE

O universo Pop Art e Op Art sempre andou lado a lado com o universo fashion. Desde muito tempo estilistas e artistas plásticos tem trabalhado em conjunto para criações surpreendentes. A arte reacende as coleções, trazendo muita inspiração em estampas, bordados e decorações.

 

Fotografia de street style da semana da moda de Paris na qual a blogger Susie Bubble usa peças que nos remetem não só para a Pop Art, como também para o vestido icónico dos anos 60 de Yves Saint Laurent com a pintura de Mondrian. As cores primárias e o color block não passam despercebidos.
OP ART = Foto Harpers Bazaar

 

Estilistas famosos como Yves Saint Laurent e Louis Vuitton, reproduziram grandes obras de Salvador Dalí e Da Vinci em suas coleções de vestidos e bolsas.

Esse moody artsy está cada vez mais entre nós, trás feminismo e muita cultura em um só estilo. Dior e Prada esbanjam criatividade tanto com Pop Art como com Op Art.

 

A moda e a artes durante anos e até nos anos atuais, claro, elas trabalham em conjunto. Vestuário e o fenômeno da moda numa perspectiva artística: Op Art X Pop Art. Muitos estilistas e grandes marcas da moda, criam suas peças baseadas em artes plásticas e história da arte.

 

A sala tem pé-direito de  6,9 metros, com tijolos aparentes, em estilo street.  A cantora encomendou um grafite ao carioca Marcelo Ment.  (Foto: Marcelo Tabach/Ed. Globo)
Sala da casa da cantora Anitta com Pop Art e Op Art = Foto Revista Quem

 

 

O que é Pop Art?

A cultura popular. É um movimento artístico que surgiu em 1950, na Inglaterra. Pop Art ou Pop Arte, é o marco histórico para a modernidade. Aqui no Brasil, o Pop Arte surgiu nos anos 60, onde os artistas retratavam a censura militar da época.

 

Style kaboom! This is what happens when a comic-inspired tube skirt partners up with some sleek leather goods.
POP ART = Foto topshop

 

Cores intensas definem o movimento, e materiais como tintas, látex, poliéster, tudo muito fluorescente, brilhante e vibrante. Artes que definiam o cotidiano da população, da música, do cinema e dos atores e atrizes.

Linguagem figurativa, obras temáticas, inexpressiva. Muitas influências como história em quadrinhos, revistas, jornais sensacionalistas, fotografias, anúncios publicitários, cinema, rádio, televisão, música, espetáculos populares, elementos da sociedade de consumo e de conveniências contribuíram para virar uma Pop Art.

 

Pop art inspired fashion by The Rodnik Band #coolhunting #art #trend #arte #pop
Pop Art

 

retro bomm zaap! pow fundo tela de bloqueio
Pop Art e suas expressões

O que é OP ART?

Termo usado para transcrever a arte óptica ou ilusão ótica. Menos expressão e mais visualização. Listras na horizontal e vertical, muitas curvas e ilusões. Não é nada emocional como o Pop Art. O Op Art surgiu pela primeira vez na revista Time Magazine em 1964.

 

http://carolina-carvalho.blogspot.com.br
Fonte: Pinterest

 

As artes em Op Art são abstratas e muitas vezes as mais conhecidas usam apenas o preto e o branco. Quando são observados, dão a impressão de movimento, clarões ou vibração, ou por vezes parecem inchar ou deformar-se. Algumas pessoas não conseguem ficar olhando fixamente muito tempo, pois dizem que sentem tontura ou vertigem.

 

Valentino Resort 2015: Op Art y Moda
Foto Divulgação Valentino

 

A Op Art brinca com nossas percepções ópticas. As cores são usadas para a criação de efeitos visuais como sobreposição, movimento e interação entre o fundo e o foco principal. Os tons vibrantes, círculos concêntricos e formas que parecem pulsar são as características mais marcantes deste estilo artístico.

A razão da Op Art é a representação do movimento através da pintura apenas com a utilização de elementos gráficos

 

Editorial illustrations. Dries Van Noten. on Behance
Editorial illustrations. Dries Van Noten. on Behance

 

 

 

COMPARTILHE