Tarsila do Amaral no MoMa – Primeira exposição nos EUA


COMPARTILHE

“Eu quero ser artista do meu país” – escreveu Tarsila do Amaral em uma carta aos seus pais, em 1923. Primeira exposição de Tarsila do Amaral chega no MoMa nos EUA, a paulista de Capivari, foi pintora, desenhista e tradutora brasileira, considerada uma das artistas principais que carrega consigo a primeira fase modernista do Brasil.

Nascida no final do século 19, filha de pais com plantação de café em Capivari, também estudou piano, desenho e escultura em Paris em 1920.

Tarsila é considerada parte do quebra-cabeças da arte moderna A exposição chamada de Tarsila do Amaral: Inventando a Arte Moderna no Brasil, inaugurada em fevereiro e fica em cartaz até 03 de junho, traz 130 obras plásticas e fantásticas modernistas da artista, incluindo rascunhos, fotos e desenhos.

No final do ano passado, as obras de Tarsila estavam expostas no Instituto de Arte de Chicago (AIC), uma temporada muito boa e com grande prestigio pelos visitantes apreciadores de arte moderna.para os americanos, com isso tanto pra o AIC quanto para o MoMA, a artista é um dos tesouros brasileiros. Tarsila tem papel fundamental para a Semana da Arte Moderna em 1922, os manifestos Antropofágico e Pau-Brasil também, junto com o seu segundo marido Oswaldo de Andrade um grande modernista.

A exposição conta de forma cronológica os momentos e fase da artista, incluído trabalhos feitos com vanguardas do modernismo brasileiro. Tarsila é uma artista que participou de diversos movimentos artísticos e desenvolveu grandes trabalhos. Ela tem uma assinatura única, que trouxe da Europa para o Brasil. Ela morreu em 1973, mas deixou conosco grandes presentes que são obras divinas como “Abaporu”, “Antropofagia” e “A Cuca”.

 

Para maiores informações sobre a exposição você pode acessar o site do MoMa. clique aqui.

 

Abaporu, uma de suas obras mais conhecidas e um ícone do Modernismo brasileiro. Óleo sobre tela, 1928

 

 

“Antropofagia”, óleo sobre tela. Acervo da Fundação Jose e Paulina Nemirovsky, em comodato com a Pinacoteca do Estado de São Paulo.Foto: Divulgação / Tarsila do Amaral Licenciamentos.

 

 

 

SC - "A Cuca", óleo sobre tela Foto: Cnap / Ville de Grenoble / Musée de Grenoble J.L. Lacroix / arsila do Amaral Licenciamentos
SC – “A Cuca”, óleo sobre tela – Cnap / Ville de Grenoble / Musée de Grenoble J.L. Lacroix / Tarsila do Amaral Licenciamentos

 

Super recomendado para você.

COMPARTILHE


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *